terça-feira, outubro 25

METRÔ - OBRAS DA ESTAÇÃO URUGUAI


Segundo o site do Metrô Rio a "Última parada da Linha 1, a Estação Saens Peña está instalada no coração de um dos polos comerciais mais importantes da Tijuca.

Inaugurada em 1982, a estação, quarta mais movimentada do sistema, Tem seis acessos: Rua Conde de Bonfim com General Roca, Praça Saens Peña, Rua Carlos Vasconcelos, Rua Major Ávila, Rua Dr. Pereira dos Santos e Rua Heitor Beltrão.A estação tem acesso a pessoas com deficiência na entrada da Rua General Roca com Praça Saens Peña e linhas de ônibus que fazem integração com os bairros Grajaú, Andaraí, Muda e Usina.

Para alegria dos moradores, agora em 2011, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e o presidente da concessionária Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, deram início à construção da estação Uruguai. Segundo Lopes, a previsão de inauguração é março de 2013, um ano antes do prazo estabelecido no contrato.

O evento foi realizado nas esquinas da ruas Itacuruçá e Conde de Bonfim, onde vai funcionar um dos cinco acessos à primeira estação refrigerada do Rio. Ela terá um sistema de plataforma de porta, que irá otimizar o ar condicionado, e com isso a estação será climatizada. A estação Uruguai fica a 1100 metros da Saens Peña, e terá 7 mil metros quadrados, que já foram escavados. Lopes explicou também que depois que ela estiver funcionando, as paradas de ônibus que fazem integração com o metrô serão transferidas para a nova estação, desafogando o trânsito na Praça Saens Peña.
A obra agora consiste, explica Júlio Lopes, na sinalização do túnel e na construção da estação propriamente dita, o que deve durar cerca de 24 meses.Depois de pronta, ela deve beneficiar 20 mil pessoas.

(Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/estacao-de-metro-uruguai-na-tijuca-ficara-pronta-em-2013-894770.html#ixzz1bp8y28JV)

quinta-feira, outubro 20

O SONHO DA CASA DE VILA



Imóvel muito procurado na Tijuca, a casa de vila é quase impossível de ser encontrada.Como nos velhos tempos, poder trancar o portão e deixar a criançada brincar na rua, com vaga ou como na maioria sem vaga, sem condomínio ou com uma pouca quantia geralmente dividida entre os moradores, a casa de vila continua a ser o sonho de consumo de muita gente.Os grandes empreendimentos tomaram conta dos espaços que antes davam essa oportunidade, a última vila a sumir foi próximo ao Supermercado Extra da Avenida Maracanã, onde vai surgir um mega condomínio. 

Para quem continua querendo, é como encontrar uma agulha em um palheiro, mas ainda existem, geralmente precisando de modernizações, as casas mostram que a estrutura antiga merece respeito.
Esta raridade da foto está à venda, não tem condomínio e é minha exclusividade.