Para alegria dos moradores, agora em 2011, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e o presidente da concessionária Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa, deram início à construção da estação Uruguai. Segundo Lopes, a previsão de inauguração é março de 2013, um ano antes do prazo estabelecido no contrato.
O evento foi realizado nas esquinas da ruas Itacuruçá e Conde de Bonfim, onde vai funcionar um dos cinco acessos à primeira estação refrigerada do Rio. Ela terá um sistema de plataforma de porta, que irá otimizar o ar condicionado, e com isso a estação será climatizada. A estação Uruguai fica a 1100 metros da Saens Peña, e terá 7 mil metros quadrados, que já foram escavados. Lopes explicou também que depois que ela estiver funcionando, as paradas de ônibus que fazem integração com o metrô serão transferidas para a nova estação, desafogando o trânsito na Praça Saens Peña.
A obra agora consiste, explica Júlio Lopes, na sinalização do túnel e na construção da estação propriamente dita, o que deve durar cerca de 24 meses.Depois de pronta, ela deve beneficiar 20 mil pessoas.
(Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/estacao-de-metro-uruguai-na-tijuca-ficara-pronta-em-2013-894770.html#ixzz1bp8y28JV)
(Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/estacao-de-metro-uruguai-na-tijuca-ficara-pronta-em-2013-894770.html#ixzz1bp8y28JV)