quarta-feira, outubro 6

O que é ser corretor?

A imagem do corretor imobiliário não é uma das melhores. Estamos tentando, já com algum sucesso, acabar com aquela imagem de pessoa que quer vender um imóvel com um preço muito maior do que realmente vale (over price) para ganhar "aquela" comissão gigante. Na verdade temos que pensar que as coisas não são bem assim, ser corretor é ter a chance de opcionar e/ou vender um imóvel com a devida segurança, dentro das regras estipuladas pelo CRECI-RJ e com apoio jurídico. Antes de mais nada, o bom senso deve imperar e a verdade sobre o imóvel deve ser sempre dita.

    Abaixo você poderá encontrará os dois tipos de corretor existentes:

1- O CORRETOR OPCIONISTA: É aquele que vai ao imóvel, conhece os proprietários, vistoría o espaço físico, fazendo um laudo detalhado com a metragem, o estado do imóvel e recebe a cópia dos documentos referentes a este (pelo menos RGI e IPTU) junto com a autorização de venda (poderá ser com ou sem exclusividade e com ou sem o pagamento da comissão) para garantir que aquela pessoa, caso seja corretor autônomo ou a imobiliária, esteja com a permissão real da venda do imóvel.

2- O CORRETOR VENDEDOR: É aquele que leva o cliente comprador aos imóveis previamente escolhidos para oferecê-los, são as ditas "mercadorias".

O corretor pode ser opcionista e vendedor ao mesmo tempo, desta forma ele recebe tanto pela opção quanto pela venda caso a mesma se realize.


Alzira Maria Collares 
CRECI - RJ / 045825

Nenhum comentário: