domingo, outubro 17

Valorização de imóveis no Rio de Janeiro

A valorização dos imóveis está dando o que falar...
De conversa de mesa de bar à divergências entre economistas o assunto é um só, há ou não riscos para o mercado imobiliário a valorização dos imóveis do modo que vem sendo feita?
Essa discussão gerou até uma reportagem no caderno Morar Bem do Jornal O Globo.
Para Luiz Roberto Cunha, economista da PUC-Rj, a alta de preços no mercado imobiliário representa fatores ligados a recuperação do valor real do imóvel, depreciado pelos desequilíbrios entre oferta e procura.
Outra posição é a de Marcus Valpasso, consultor da Galanto e autor do estudo sobre "Financiamento à habitação e instabilidade econômica", para ele o risco há, pelo fato de existirem locais em que a valorização não acompanhou a renda da população e   por isso, deve haver uma desvalorização pelo aumento da oferta fazendo a queda dos preços.
Na verdade existe sim uma valorização que, num primeiro momento foi abrupta, mas, agora se mostra  razoável.Tomando o bairro da Tijuca como exemplo, o “boom“ aconteceu quando a ideia das UPPs no bairro surgiu, dando dor de cabeça aos corretores que se viram no meio de uma “guerra” de valores.
Passado esse “stress” imobiliário, o tradicional bairro carioca retoma seu valor e sua posição perante a sociedade, deixando para trás a imagem de bairro violento.


Alzira Maria Collares
CRECI- RJ nº 045825

Nenhum comentário: